terça-feira, 10 de maio de 2011

Hora de nos reunirmos ...





Sábado, 26 de março de 2011
Reunião aberta - N.A Narcoticos Anonimos
End: Rua Desembargador Rocha Portela, n° 929 - Artur Alvim - SP
Telefone: 3101-9626




A caminho de uma reunião do grupo N.A para pesquisa de campo, não tínhamos certeza do que podíamos esperar, nossos julgamentos pessoais e sociais sobre esse grupo não nos dizia muita coisa(ou muita coisa boa) a respeito. Não sabíamos se seriam receptivos.
Ao chegar no local, de aparência simples, nos fundos de uma igreja, nosso primeiro contato foi com um tipo de coordenador responsável pela reunião que estava a escrever palavras, creio eu, de "alto ajuda" que suspeitamos ser referente ao programa. Eram essas:


Procure                                      Evite

Honestidade -                            Habitos
Mente aberta -                           Pessoas
Poder superior -                         Lugares
Reuniões -                                 Preguiça
Falar de Si -                               Procrastimar
Passos -                                    Mentir
Familia -                                    Falar do outro


O responsável, sempre gentil entendeu a situação ao explicarmos do que se tratava nossa visita, o mesmo se prontificou de nos ajudar no que fosse preciso.
Enquanto esperávamos o começo da reunião (ou a chegada de mais membros), observamos melhor o local;
Uma mesa cumprida onde material dos N.A era e exposto, entre eles cartazes e livros de leitura.
Na parede um mural informativo mostrando cartazes sobre o grupos de alto ajuda dos N.A e sobre eventos/festas organizadas pelos mesmos. Pelo que nos explicaram, esses eventos tanto servem para lazer dos integrantes como para estar transmitindo os mandamentos dos N.A.

Fomos apresentados aos integrantes a medida que eles chegavam. Ao conversarmos com alguns deles, nos foram passadas algumas regras:
Não divulgar nomes, tirar fotos, ou gravar vídeos, pois essas pessoas presentes necessitavam do anonimato. Regras essas que por nos foram respeitadas.

A Reunião começa. Com visitantes nos é passado informações sobre o que é N.A , a quanto tempo existe, sua origem e seu objetivo. (Dados esses já postados aqui por nós anteriormente).
Reforçando mais uma vez sobre manter o anonimato de seus integrantes e que nós somente poderíamos participar como ouvintes.
"Vocês são as pessoas mais importantes dessa reunião hoje".

Não havia interferência nenhuma de outras instituições (medico,psicologo, etc.)
O único intuito ali passado era de transmitir uma mensagem de que existe uma opção para quem deseja recuperar-se.
Alias, desejo era uma das "palavras chaves". Um adicto para entrar no grupo só necessita de uma coisa: Ter o desejo de parar de usar drogas, por ele mesmo.

Há uma especie de sorteio organizado pelo responsável pela reunião, que utiliza-se de números como identificação dos membros. Esses por sua vez, ao ser sorteado, contra sobre si mesmo. Tempo em que foi ou é ainda usuário, a quantos dias está "limpo", se for o caso, de tudo que já passou por conta das drogas  e sobre sua vida naquele momento. Eles têm de 3 á 4 minutos para falarem, esse tempo é respeitado pelos demais mesmo que o individuo que tenha a palavra fique em silencio.

Todos muito prestativos e unidos com o grupo, considerado por eles mesmo sua família.
Nós podemos notar pessoas de diferentes classes sociais, em sua maioria com dificuldades, falta de aceitação e que viam nas drogas uma "fuga da realidade". A droga funcionava como anestesia para seus problemas e depressão. Muitos tendo seu caráter moldado por conta da droga, sendo capazes de fazer qualquer coisa para estarem de posse da mesma.
Outros carregavam em si visivelmente os efeitos colaterais causados pelas toxinas as chamadas "sequelas", sendo essas permanentes e incuráveis.

Tivemos a oportunidade de conversarmos com o responsável pela "tesouraria" do grupo, que explicou todo o material utilizado ali (desde o café servido aos itens de leitura dos N.A) são comprados a partir de doações feitas pelos membros. O que ele chamou ser de autossustentável.
Esse dinheiro é arrecadado enquanto uma sacola azul passa de mão em mão entre os presentes na reunião. Fomos impedidos de fazer qualquer doação, segundo as regras estabelecidas por eles. Isso vai contra seus mandamentos.
Os tesoureiros assim como o coordenador é eleito pelos integrantes. Se caso sobre alguma quantia, a mesma é repassada para outro grupo dos N.A. conforme informação passada pelo tesoureiro.

Os chamados "Padrinhos", são membros mais antigos e com um tempo limite sem uso de tóxicos, para ajudar algum integrante mais necessitado, tendo esse como ajuda, conversar e conselhos de seu padrinho escolhido por ele mesmo.

Sempre transmitindo os mandamentos dos N.A. durante a reunião, essa seguiu tranquila. Cada membro continha uma historia, essa poderia ou não se ligar a historia do outro, porém todos estavam ali com a ideia de que juntos poderiam se ajudar e ajudar uns aos outros. 
A fé e religião, muito presentes entre eles, havendo orações tanto no começo quanto no fim da reunião, onde encerramos orando de mãos dadas.

"Esse programa tem salvado a minha vida"
- Anonimo.



( Autora: Fabrizia S. Lima )

Nenhum comentário:

Postar um comentário