terça-feira, 10 de maio de 2011

Descrição da Reunião



Para nosso trabalho de pesquisa de campo, escolhemos o grupo social “narcóticos anônimos”  (N.A.) que é uma organização para ajudar pessoas com dependências químicas.
“Laços que nos unem” é o local que escolhemos para realizar nossa pesquisa. Encontra-se no bairro Artur Alvin na rua Desembargador Rocha Portela número: 929.
Chegando nesta reunião deparamo-nos com um ambiente calmo onde as paredes são pintadas de azul claro para passar um ar de tranqüilidade, imagens e esculturas religiosas, e um mural contendo várias informações sobre eventos e outras reuniões.
A reunião começa com uma oração, logo após cada integrante fala um pouco se quiser de como foi os seus dias anteriores.
Cada membro possui um número que pode ser sorteado para se apresentar, falar sobre suas experiências e de como vem se controlando no decorrer do tempo. O tempo é cronometrado aproximadamente de 4 minutos e mesmo se quem estiver falando não atingir essa meta, continuará sendo contado mesmo o silêncio.
Existe uma predominância de homens no recinto (não julgando que os homens tenham mais tendência a serem narcóticos.)
Confesso que quando chegamos, estava com um pouco de receio pois quando escutamos a palavra “droga” nunca é coisa boa. Mas foi só entrarmos que nos receberam de maneira esplêndida como se fossemos famosos. Dissemos que estávamos realizando um trabalho, e eles apreciaram o tema escolhido por nós.
A reunião era a de número 3075 com duração de aproximadamente 2 horas. Uma curiosidade é que sempre algum membro servia café aos demais.
Todos se preocupam com todos, ninguém é menos importante que ninguém. Essa “família de batalhadores” possui o seguinte lema: “Só por Hoje”  

(Autor  Gustavo Silva Ferreira )

Nenhum comentário:

Postar um comentário