terça-feira, 17 de maio de 2011

Analise Geral - Pesquisa de campo N.A.


Como citamos na postagem anterior, grupo social é “uma coleção de várias pessoas que compartilham certas características.
O grupo de analise aqui escolhido, são os Narcóticos Anônimos (N.A), discutiremos sobre o comportamento entre seus integrantes, e perante a sociedade; de acordo com pesquisa de campo realizada em uma de suas reuniões.

Comportamento / Ideias / Crenças / Interesses...)

O grupo é aberto para qualquer pessoa que compartilhe do desejo de parar com o uso de drogas, esse mesmo desejo em conjunto é o que os une. Muitos acabam por considerar o grupo sua própria família.
Seus comportamento varia de um indivíduo à outro, pois se misturam ali classes sociais e historias de vida diferentes, com a única exceção, o uso de drogas. Essa por sua vez, dependendo de cada pessoa, podendo proporcionar a reações diversas.
Todos acreditam em um força maior capaz de dar conforto. A religião é sempre muito presente.

Campo onde se agrupam e objetivo
Esse grupo especificamente realiza reuniões entre os seus para estar compartilhando suas experiencias, se abrirem e ter um espaço onde não poderão ser julgados pelos seus atos enquanto dependentes. Uma maneira de “desabafar” e pedir conselhos de pessoas que passam/passaram pela mesma situação.
Existem dois tipo de reuniões:
Abertas: Onde qualquer pessoa que tenha interesse em conhecer como funciona o N.A.(lembrando sempre que esses por sua vez devem preservar o anonimato dos membros presentes.)
Fechadas: Apenas para membros.


Grupo x Sociedade;

A relação com esse grupo para a sociedade é de certa forma “fechada”. O grupo está aberto, para quem tiver o mesmo interesse de seus membros que é deixar de ser usuário.
Apenas o próprio participante pode de fato dizer que é um adicto, outros de seus “companheiros” não têm esse direito. Alguns mantêm uma relação forte com outro membro, o qual é considerado seu padrinho, pessoa que ele recorre quando está com problemas.
Consideram o anonimato importante, pelo fato da sociedade colocá-los como má elementos, devido a sua historia como ex usuário. O que segundos eles o não anonimato pode desperta julgamentos, falta de confiança, etc.
A participação desse grupo junto a outros é quase nula, podem ser associados as vezes a outros grupos relacionados a algum tipo de vicio/droga, como é o caso dos A.A. (Alcoólatras Anônimos).


Caraterísticas gerais:
  • Seus membros se utilizam apenas da ajuda um dos outros.
  • Anonimato.
  • Religião como forma de conforto.
  • Integração de diferentes classes sociais, sendo esses unidos pelo mesmo desejo compartilhado
  • Participação com outros grupos “fechado”, apenas é relacionado a outro grupo quando o “tema” do mesmo é colocado de forma geral, sendo variado de drogas, bebidas etc..


Reflexão;
Podemos observar no pouco tempo que convivemos junto aos membros que eles se defendem sim da sociedade com seu anonimato, porem, eles próprios se julgam os colocando inferiores aos outros que não seguiram o mesmo caminho. Um dos motivos mais importantes que os levam a necessidade de conviver com pessoas consideradas por eles, como iguais.



O que é um grupo Social?


Uma tendência natural do ser humano é a de procurar uma identificação em alguém ou em alguma coisa
Em sociologia, um grupo é um sistema de relações sociais, de interações recorrentes entre pessoas. Também pode ser definido como uma coleção de várias pessoas que compartilham certas características, interajam uns com os outros, aceitem direitos e obrigações como sócios do grupo e compartilhem uma identidade comum — para haver um grupo social, é preciso que os indivíduos se percebam de alguma forma afiliados ao grupo.

Podemos definir que grupo social é uma forma básica de associação humana que se considera como um todo, com tradições morais e materiais. Para que exista um grupo social é necessário que haja uma interação entre seus participantes. Um grupo de pessoas que só apresenta uma serialidade entre si, como em uma fila de cinema, por exemplo, não pode ser considerado como grupo social, visto que estas pessoas não interagem entre si.

Os grupos sociais possuem uma forma de organização, mesmo que subjetiva. Outra característica é que estes grupos são superiores e exteriores ao indivíduo, assim, se uma pessoa sair de um grupo, provavelmente ele não irá acabar. Os membros de um grupo também possuem uma consciência grupal (“nós” ao invés do “eu”), certos valores, princípios e objetivos em comum.

Os Grupos são classificados em:

Grupos primários consistem em grupos pequenos com relações íntimas; famílias, por exemplo. Podem ser caracterizados por contatos diretos ou indiretos, como corresponder-se com um irmão em outro país via e-mail. Eles geralmente mantêm-se durante anos.


Já os grupos secundários, em contraste com grupos primários, são grupos grandes cujas relações são apenas formais e institucionais. Alguns deles podem durar durante anos mas alguns podem desaparecer depois de uma vida curta. Os termos grupo primário e grupo secundário foram criados por Charles Cooley.


Grupos intermediários são aqueles em que se alternam e se complementam as duas formas de contatos sociais: primários e secundários; um exemplo desse tipo de grupo é a escola.
Uma das mais belas funções de um grupo é ser unido em um só propósito.



( GALLIANO, A. Guilherme. Introdução à sociologia. São Paulo: Harper & Row do Brasil, 1981.)