terça-feira, 17 de maio de 2011

Analise Geral - Pesquisa de campo N.A.


Como citamos na postagem anterior, grupo social é “uma coleção de várias pessoas que compartilham certas características.
O grupo de analise aqui escolhido, são os Narcóticos Anônimos (N.A), discutiremos sobre o comportamento entre seus integrantes, e perante a sociedade; de acordo com pesquisa de campo realizada em uma de suas reuniões.

Comportamento / Ideias / Crenças / Interesses...)

O grupo é aberto para qualquer pessoa que compartilhe do desejo de parar com o uso de drogas, esse mesmo desejo em conjunto é o que os une. Muitos acabam por considerar o grupo sua própria família.
Seus comportamento varia de um indivíduo à outro, pois se misturam ali classes sociais e historias de vida diferentes, com a única exceção, o uso de drogas. Essa por sua vez, dependendo de cada pessoa, podendo proporcionar a reações diversas.
Todos acreditam em um força maior capaz de dar conforto. A religião é sempre muito presente.

Campo onde se agrupam e objetivo
Esse grupo especificamente realiza reuniões entre os seus para estar compartilhando suas experiencias, se abrirem e ter um espaço onde não poderão ser julgados pelos seus atos enquanto dependentes. Uma maneira de “desabafar” e pedir conselhos de pessoas que passam/passaram pela mesma situação.
Existem dois tipo de reuniões:
Abertas: Onde qualquer pessoa que tenha interesse em conhecer como funciona o N.A.(lembrando sempre que esses por sua vez devem preservar o anonimato dos membros presentes.)
Fechadas: Apenas para membros.


Grupo x Sociedade;

A relação com esse grupo para a sociedade é de certa forma “fechada”. O grupo está aberto, para quem tiver o mesmo interesse de seus membros que é deixar de ser usuário.
Apenas o próprio participante pode de fato dizer que é um adicto, outros de seus “companheiros” não têm esse direito. Alguns mantêm uma relação forte com outro membro, o qual é considerado seu padrinho, pessoa que ele recorre quando está com problemas.
Consideram o anonimato importante, pelo fato da sociedade colocá-los como má elementos, devido a sua historia como ex usuário. O que segundos eles o não anonimato pode desperta julgamentos, falta de confiança, etc.
A participação desse grupo junto a outros é quase nula, podem ser associados as vezes a outros grupos relacionados a algum tipo de vicio/droga, como é o caso dos A.A. (Alcoólatras Anônimos).


Caraterísticas gerais:
  • Seus membros se utilizam apenas da ajuda um dos outros.
  • Anonimato.
  • Religião como forma de conforto.
  • Integração de diferentes classes sociais, sendo esses unidos pelo mesmo desejo compartilhado
  • Participação com outros grupos “fechado”, apenas é relacionado a outro grupo quando o “tema” do mesmo é colocado de forma geral, sendo variado de drogas, bebidas etc..


Reflexão;
Podemos observar no pouco tempo que convivemos junto aos membros que eles se defendem sim da sociedade com seu anonimato, porem, eles próprios se julgam os colocando inferiores aos outros que não seguiram o mesmo caminho. Um dos motivos mais importantes que os levam a necessidade de conviver com pessoas consideradas por eles, como iguais.



Nenhum comentário:

Postar um comentário