sábado, 14 de maio de 2011

Deus, Shakespeare e os Narcóticos Anônimos




"Todo mundo é capaz de dominar uma dor, exceto quem a sente."
William Shakespeare

Todos nós apegamos-nos a alguma coisa emocionalmente. Os integrantes do Narcóticos Anônimos tinham como suporte emocional o vicio nas drogas. Quando decidiram retirá-las de suas vidas precisaram encontrar algo que substituísse e sustentasse este apoio sentimental. E desta forma eles encontraram não apenas o apoio dos outros integrantes como principalmente o de Deus. Sim, Deus tem sua parte como "colaborador" da recuperação de um adicto. Todos eles, sem exceção, agradecem ao Todo Poderoso por todo o apoio e principalmente por conduzi-los a encontrar e permanecer no N.A. Outro fato que reforça a ideia de que "Deus está acima de todas as outras coisas" para um adicto é o fato de grande parte das reuniões acontecerem em fundos ou salões de Igreja. Aonde nós fomos era nos fundos de uma Igreja Católica. Aonde eu moro também tem reunião na igreja. Fato curioso, pois eles não tem relação com nenhum grupo religioso.
Tudo isso resume a forma como o N.A. funciona. Sem utilizar remédios, psicólogos ou terapeutas, eles acreditam que conseguirão ajudar ao próximo apenas com a conversa - algo que lembra a missão dos apóstolos da Biblia Sagrada e reforça a frase inicial de Shakespeare. E assim surge uma pergunta: isso é possível?
Eu responderia que sim. O ser humano precisa acreditar em alguma coisa. Seja em Deus, seja nas drogas ou seja no conselho do amigo. Precisamos de algo que ajude a amenizar a nossa dor porque todos nós somos "adictos" de algo.

Regiane Ap. de Sousa

Nenhum comentário:

Postar um comentário