quarta-feira, 4 de maio de 2011

A ADICÇÃO

A adicção é uma doença física, mental e espiritual que afeta todas as áreas da vida de um adicto, O aspecto fisico da doença é o uso compulsivo de drogas. O aspecto mental é a obsessão ou o desejo incontrolável que leva ao uso. A parte espiritual da doença é o total egocentrismo, pensar que pode-se controlar o uso mesmo com todas evidências contrárias. A negação é outro aspecto preponderante da doença, pois impede o adicto de enxergar a completa realidade sobre si próprio e sua doença.
Em NA os adictos descobrem que são portadores de uma doença (da qual não se conhece a cura) progressiva e de fins fatais: prisão, instituição e morte, mas que se pode ser detida e então a recuperação é possível. A adicção é uma doença que envolve mais que o uso de drogas e acredita-se que já estava presente muito antes do adicto usar pela primeira vez.
O adicto é alérgico as drogas: o que caracteriza o adicto é a sua reação às drogas e não a quantidade ou tipo de drogas que usa.
Um adicto é simplesmente uma pessoa cuja vida é controlada pelas drogas, mesmo quando as drogas cessaram de lhe fazer sentir-se bem. O adicto é impotente perante sua adicção.


Nenhum comentário:

Postar um comentário